Clínica Femena

Serviços

Ginecologia geral

Climatério e Menopausa

HPV

Ginecologia geral

Consultar um médico ginecologista deve fazer parte da rotina de qualquer mulher. Para manter seus cuidados básicos em dia é dentro do consultório que ela pode apresentar suas dúvidas, aprender a manter sua saúde em dia e realizar os exames ginecológicos.

Não existe idade para uma mulher frequentar consulta com o ginecologista. São inúmeros tratamentos e orientações que fazem parte da ginecologia geral, como por exemplo, identificar por meio de exames as possíveis infecções do colo do útero, observação das características vaginais, menopausa e todos os sintomas que envolvem a saúde da mulher como um todo.

Climatério e Menopausa

Climatério é o período em que antecede a menopausa sendo o momento em que a mulher não está mais fértil e ela sofre com a diminuição gradativa da produção de hormônios pelos ovários. Neste momento também é possível passar pela diminuição da libido, acompanhando do famoso “calor inesperado” e alterações no humor.

É neste período que o ciclo menstrual começam a desregular permitindo a menstruação vir a mais ou a menos durantes os meses. Quando a mulher sentir que se encontra neste período é recomendado que ela fosse acompanhada por um especialista que vá auxilia-la para escolhas adequadas e prioritárias em sua vida.

Dopplerfluxometria obstétrica

A Dopplerfluxometria obstétrica é indicada para caso de gestantes com doença hipertensiva, trombofolias e outros fatores que aumentem o risco para insuficiência placentária.

O estudo realizado neste exame tem por foco a circulação por meio da observação dos fluxos em vasos importantes para a gestação, como o compartimento materno (artérias uterinas), compartimento placentário (artérias umbilicais), e o compartimento fetal que são: artéria cerebral e o fluxo do Ducto venoso.

Por conta do Doppler, é possível observar neste estudo o risco da gestante desenvolver pré-eclâmpsia, que se trata da doença hipertensiva da gestante, devendo ser realizado na época das morfológicas de primeiro e segundo trimestres.

HPV

O HPV é cientificamente conhecido como papiloma vírus humano e é transmitido pelo contato sexual sem proteção. Apesar de atingir pessoas do sexo masculino, prevalece em maior número entre as mulheres, por este motivo é mais recorrente a procura de mulheres para tratar a doença.

O HPV depois de acometer o organismo, ela alcança as células da pele e as mucosas do trato genital e oral. É uma doença que não apresenta sintomas, e poucos casos evoluem para uma infecção persistente e entre estas existe uma porcentagem pequena que em algum momento vão apresentar manifestações como verrugas genitais e lesões que podem evoluir para o câncer de colo uterino.

Para comprovar as suspeitas de infecção pelo papiloma vírus humano, o paciente poderá realizar diagnostico através de analises ginecológicas e o exame Papanicolau, que vão identificar os sintomas em detalhes do vírus e assim encaminhar o paciente para o devido tratamento.

Medicina fetal e Pré Natal

A Medicina Fetal faz parte da área de atuação da Ginecologia e Obstetrícia, e seu foco é a saúde materno-fetal, em que acompanha completamente a gestante com o intuito de estimar riscos, tratar possíveis complicações da gravidez, diagnosticar e orientar quaisquer situações relacionadas à mãe e o bebê. Bem como todo o acompanhamento pré-natal, a medicina fetal está ligada aos procedimentos que envolvem o aconselhamento genético, doenças cromossômicas, ultrassonografias entre outros exames que se fizerem necessárias de acordo com a necessidade da gestante, sempre se preocupando com ela, sua saúde e a vida do bebê.

Morfológico de 1º trimestre e de 2º trimestre com cálculo de risco

A ultrassonografia morfológica tem por base detalhar o desenvolvimento do bebê, e por recomendação é necessário realizar no primeiro e segundo trimestre. O objetivo de ambos é identificar precocemente situações que podem ser assistida pelo especialista a fim de preservar a saúde da gestante e do bebê.

O exame realizado no 1º trimestre tem como objetivo identificar se existem mal formações fetais e rastrear possíveis síndromes cromossômicas, em especial a Síndrome de Down. O exame morfológico do 2º trimestre avalia o crescimento do feto, a quantidade de líquido amniótico e o grau de maturidade placentária.

Obstetrícia

Assunto de extrema importância , visto que hoje nas maternidades existem muitas internações por prematuridade e pouquíssimas por malformações. Sendo assim, hoje tem-se a necessidade da realização de um exame ultrassonográfico que é o da medida do colo do útero por via transvaginal. Assim esse exame deve ser realizado em conjunto com o ultrassom morfológico de 2º trimestre.Assim podemos prevenir a prematuridade evitando o aumento do numero de internações.

Obstetrícia

Faz parte da obstetrícia o acompanhamento da gestante no pré-natal, durante o parto e 28 dias após o nascimento da criança. Este profissional trabalha para garantir a saúde da mãe e do bebê durante toda a gestação, além de orientar sobre todos os aspectos que envolvem a evolução da gravidez, como sintomas comuns, a realização do parto seja ele natural ou cesárea, observando após tudo que está relacionado os primeiros dias do bebê.

Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino compreende os órgãos genitais externos e os órgãos localizados no interior do corpo. A genitália externa é formada pelo pênis e pelo saco escrotal que é uma bolsa de pele localizada abaixo do pênis, do qual se aloja o par de testículos, estes devem permanecer a uma temperatura de 2 a 3ºC, sempre inferir a temperatura corporal, para que os espermatozoides se formem normalmente.

Além destes dois importantes órgãos, outros membros fazem parte do sistema como um todo, como o espermatogênese, epidídimo, os vasos deferentes, a uretra, as vesículas seminais, a próstata, as glândulas bulbouretrais e também a ejaculação.

Tireoide

A tireoide é uma glândula endócrina importante para o funcionamento coeso do organismo. Os hormônios liberados por ela, T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) estimulam o metabolismo. Os principais distúrbios da tireoide são o hipotireoidismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) e o hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios), doenças que incidem mais nas mulheres do que nos homens. No caso de gestante o acompanhamento desde o início se faz extremamente necessário para não prejudicar a evolução da gestação.