A ultrassonografia morfológica tem por base detalhar o desenvolvimento do bebê, e por recomendação é necessário realizar no primeiro e segundo trimestre. O objetivo de ambos é identificar precocemente situações que podem ser assistida pelo especialista a fim de preservar a saúde da gestante e do bebê.
O exame realizado no 1º trimestre tem como objetivo é identificar se existem má formações feitas e inda o rastrear possíveis síndromes cromossômicas, em especial a Síndrome de Down. O exame morfológico do 2º trimestre avalia o crescimento do feto, a quantidade de líquido amniótico e o grau de maturidade placentária.
A ultrassonografia 3D/4D transforma as imagens convencionais em imagens tridimensionais e permite entregar uma imagem mais realista do bebê, sua qualidade é próxima a uma fotografia. O método pode ser realizado em qualquer fase da gestação.
Porém, para ter uma noção mais real, quanto mais avançada a gestação se encontra é mais nítida a imagem apresentada, por exemplo, entre 26 e 29 semanas de gestação as imagens da face são melhor conquistadas, pois o feto se encontra com uma boa quantidade de tecido gorduroso e assim promove melhor nitidez. Por isso, recomendamos a execução deste método de ultrassonografia seja realizado entre 26 a 29 semanas de gestação.